quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Massagem - Trabalho Clínico “Massoterapia”.

Existe uma visão errônea sobre a massoterapia: as pessoas pensam que ela é uma simples massagem, mas vai muito além.
Conheça um pouco sobre a terapia com massagens, seus efeitos e recomendações.
É possível alcançar resultados terapêuticos incríveis com uma massagem, como por exemplo, o alívio imediato da enxaqueca.
Os músculos que se mantêm contraídos por um tempo prolongado acabam produzindo substâncias químicas tóxicas, como o ácido lático; reduzindo o fluxo de sangue e oxigênio nas áreas afetadas, tendo como consequência um efeito em cadeia, agravando todo o funcionamento do organismo. Acontecimentos e hábitos geram reações no organismo, comumente chamados de estresse. O estresse prejudica a respiração favorecendo a contração muscular e gerando dores intensas, que por consequência, atingem o sistema interno, afetando órgãos e vísceras.
O estresse também pode contribuir com o desequilíbrio neuroquímico que causa a enxaqueca: mesmo quando não desencadeia diretamente uma crise, o estresse desequilibra os níveis de neurotransmissores como a serotonina, e de hormônios como o cortisol (também conhecido como hormônio do estresse), insulina e adrenalina.
O desequilíbrio contínuo do cortisol provocado por situações de estresse prolongado e diário pode acabar levando a um acúmulo excessivo de gordura na região da barriga, e/ou sensação de cansaço injustificado a qualquer hora do dia, ansiedade e insônia.
O excesso de insulina, provocado pelo excesso de cortisol, pode diminuir os níveis de açúcar no nosso sangue, provocar irritabilidade, nervosismo, hipoglicemia, fome excessiva.
O aumento da adrenalina, por sua vez, faz o coração bater mais rápido, provoca mãos frias, pés gelados, irritabilidade, ansiedade, portanto mais estresse.

Dores de cabeça e enxaqueca são comumente causadas por tensões físicas e psicológicas.

A massagem é recomendada como tratamento, pois consegue atingir a tensão física (muscular) e consequentemente a tensão psicológica (emocional), a região das costas, ombros, peitoral, pescoço e maxilar. Todas essas regiões são massageadas no tratamento, bem como outros pontos reflexos e relacionados.

O trabalho clínico do massoterapeuta se inicia com uma avaliação (ananmenese), quando todos os relatos e a condição física do cliente/paciente são considerados.

A partir da avaliação, identificamos os possíveis causadores dos incômodos, e através da ananmenese e da medicina tradicional chinesa, focamos a massagem nos sintomas apresentados.

Após 10 (dez) sessões, conquistamos uma revolução no quadro inicial. A massagem leva a um balanceamento dos níveis de serotonina, inibindo a transmissão de sinais nervosos ao cérebro (A serotonina tem funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite.) e a aplicação de pressão estimula a libertação de endorfinas na corrente sanguínea. Desta forma, a massagem provoca o alívio da dor, gerando uma sensação de bem-estar geral. Patologias como a ansiedade, depressão, obesidade e enxaqueca podem ser tratadas.

A massagem pode acelerar a regeneração tecidular e promover a redução de dor através de efeitos mecânicos. As manipulações e pressão aplicadas durante a massagem podem quebrar aderências subcutâneas e prevenir fibroses, assim como promover a circulação sanguínea e linfática, levando à redução da dor associada com lesão ou exercício extenuante.

A massagem é recomendada para tratamentos de fibromialgia, enxaqueca, dores de cabeça, insônia, estresse e depressão.

A massoterapia é uma grande aliada a qualquer setor de trabalho, nas atividades da vida diária e para aqueles que são acometidos pelos sintomas do estresse.
Ao massagear o corpo ou parte dele, ocorre um Equilíbrio Energético através do Sistema Nervoso Periférico (SNP): os folículos sensores da pele levam os estímulos da Massagem ao Sistema Nervoso Central (SNC), acionando o Sistema Nervoso Autônomo (SNA), ocorrendo uma ação neurocirculatória, proporcionando, relaxamento ao cliente/paciente.

Bruno Kiyasu Mastria
Massoterapeuta
bruno@mastriamassoterapia.com
www.mastriamassoterapia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário