segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dicas de Alongamentos para coluna

Dicas de alguns alongamentos para realizar em casa e no trabalho.

Importante:
- Após o alongamento a dor não pode aumentar, se isso acontecer pare de realizar os alongamentos e procure um fisioterapeuta, Prof. de Ed. Física ou Médico para orientá-lo. Ou os exercícios estão sendo executados de maneira errada ou sua dor na coluna não é apenas de origem muscular.

- Permaneça na posição do alongamento por 30 segundos.

- Alongamentos podem ser realizados a qualquer hora do dia. Para pessoas trabalham o dia inteiro sentadas, é indicado antes de iniciar o trabalho como estivesse preparando o corpo e ao final do dia para "relaxar" o músculo que fico em atividade o dia inteiro na mesma posição.

- Uma dica é realizar os exercícios na frente do espelho, assim pode verificar se a postura está correta.


Alongamento para os músculos cervicais:



Pessoas que ficam muitas horas no computador ou realizam atividades repetitivas com os braços geralmente tem esses músculos muito tensos.
Na posição sentada ou em pé, sempre com a coluna reta, levar o queixo em direção ao peito, cabeça para trás e orelha em direção ao ombro para direita e esquerda. Lembre-se que os ombros devem sempre estar relaxados.


Alongamento para os músculos laterais do tronco:



Os ombros devem estar relaxados e apontando para frente, os ombros não podem ficar desalinhados uma para frente e outro para trás.


Alongamento para os músculos lombares:



Colocar as mãos embaixo dos joelhos e puxar para cima, em direção a cabeça.

  
Outra opção de alongamento para lombar.Lembre-se de sempre relaxar a cabeça.


Alongamento para todos os músculos posteriores:


 Encostar a coluna em uma parede, faça uma anti-versão de quadril (tende encostar sua lombar na parede), flexione os joelhos e os pés devem estar na largura do seu quadril. Lentamente, comece um enrolamento com a cabeça, imaginando vértebra por vértebra desencostando da parede, até chegar no seu limite ou as mãos tocarem o solo. O retorno (idem a figura) também é lento, imagine vértebra por vértebra encostando na parede, a ultima coisa que retorna é a cabeça.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário