quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fibromialgia

São as dores da fibromialgia que fazem você ficar para baixo? Se sim, então a massagem terapêutica pode ser exatamente o que você precisa. Recentemente, a massagem terapêutica tornou-se extremamente popular entre os pacientes com fibromialgia. Ele trabalha para reduzir a dor, eliminar a rigidez, e ajuda você a relaxar e tomar algum tempo para si mesmo. Se você está interessado em massagem, este artigo vai delinear os princípios básicos do tratamento e como ela pode beneficiar o seu sintomas da fibromialgia.

O que é massagem terapêutica?

Embora possa parecer como uma nova técnica, a massagem terapêutica existe há muito tempo. De fato, os antigos egípcios pintaram imagens de pessoas recebendo massagens no interior de suas tumbas. Massagem terapêutica tem sido utilizada para tratar doenças físicas e psicológicas por algum tempo. Acredita-se mesmo que Júlio Cesar recebeu massagens diárias para neuralgia.

O que é a Masssagem Terapêutica "Hands On"!

A massagem terapêutica é um hands-on de tratamento que está se tornando mais e mais popular, tanto com os pacientes que sofrem de dor da fibromialgia e outras. Na terapia de massagem, seus músculos e tecidos moles são manipulados, a fim de aliviar o estresse, reduzir a dor e aumentar a flexibilidade. Geralmente é feito com as mãos, há uma variedade de diferentes técnicas utilizadas. Técnicas comuns envolvem acariciar, amassar, e palpação dos músculos. Ajuda a aliviar a tensão nos músculos tensos e aumentar o fluxo sanguíneo.

Como funciona a massagem terapêutica?

A massagem terapêutica pode realmente reduzir a dor, rigidez e pontos dolorosos causados pela síndrome de fibromialgia. Mas como é que ele consegue fazer isso? A massagem leva a um balanceamento dos níveis de serotonina, inibindo a transmissão de sinais nervosos ao cérebro (A serotonina tem funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite.) e a aplicação de pressão estimula a libertação de endorfinas na corrente sanguínea. Desta forma, a massagem provoca o alívio da dor, gerando uma sensação de bem-estar geral.

Quais são os benefícios da massagem terapêutica para a Fibromialgia?

A massagem terapêutica é realmente um dos tratamentos mais benéficos para a fibromialgia, dor e fadiga. De fato, em um questionário respondido por doentes de fibromialgia, a massagem terapêutica foi avaliada como sendo a melhor opção de tratamento da fibromialgia por uma margem esmagadora.

Os benefícios da massagens terapêutica incluem:

• Aumento da circulação de sangue para os músculos, permitindo a reparação mais rápida dos músculos
• Maior flexibilidade
• Aumento da amplitude de movimento
• Diminuição do estresse e da depressão
• Redução da dor
• Redução da rigidez
• Melhoria da qualidade do sono

Em um estudo realizado em 1996, doentes de fibromialgia relataram uma diminuição de 38% nos sintomas de dor depois de receber apenas dez sessões de massagem de 30 minutos. Eles também relataram uma diminuição significativa em suas dificuldades de dormir, começando a dormir por períodos mais longos.

Qual o tratamento?

Combinar sessões de massagem com exercícios específicos recomendados pelo médico são a base do tratamento. A massagem, através do estímulo dos terminais nervosos, determina o aumento da produção de serotonina e endorfina no sistema nervoso central, age como forte analgésico a partir de sua ação no sistema supressor da dor e ainda auxilia no controle emocional através de seus efeitos antidepressivo e anti-ansiolítico, possibilitando a regularização do sono e a diminuição da fadiga. Como em quase todas as doenças, é importante que o paciente promova significativas mudanças em suas atitudes. Exigir-se demais, com perfeccionismo e detalhismo no dia-a-dia, só pode atrapalhar a recuperação. Sair do emprego ou reduzir atividades cotidianas é outro erro frequente. Por outro lado, em casos mais graves, é necessário o uso de medicamentos auxiliares ao tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário