quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Enxaqueca

Metade dos adultos no mundo tem enxaqueca, segundo OMS

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 47% dos adultos no mundo têm transtornos relacionados a dores de cabeça, mas o problema não recebe tratamento, por ser subdiagnosticado.

A agência afirma ainda que que os custos financeiros por perda de produtividade causada pelo problema são enormes.

O transtorno foi considerado o mais caro para a sociedade nos EUA e na Europa. Sozinha, a doença é a causa da perda de 400 mil dias de trabalho nos países desenvolvidos.

A enxaqueca atinge uma em seis mulheres e um em 12 homens no mundo.

Fonte: Folha.com

Comentários por Bruno Kiyasu Mastria

Resposta em “Metade dos adultos no mundo tem enxaqueca, segundo OMS”

É possível alcançar resultados terapêuticos incríveis com uma massagem, como por exemplo, o alívio imediato da enxaqueca.

Vou explicar: Os músculos que se mantêm contraídos por um tempo prolongado acabam produzindo substâncias químicas tóxicas, como o ácido lático; reduzindo o fluxo de sangue e oxigênio nas áreas afetadas, tendo como consequência um efeito em cadeia, agravando todo o funcionamento do organismo. Acontecimentos do dia a dia e hábitos, geram reações no organismo, comumente chamados de estresse. O estresse prejudica a respiração favorecendo a contração muscular e gerando dores intensas, que por consequência, atingem o sistema interno, afetando órgãos e vísceras.

O estresse também pode contribuir com o desequilíbrio neuroquímico que causa a enxaqueca: mesmo quando não desencadeia diretamente uma crise, o estresse desequilibra os níveis de neurotransmissores como a serotonina, e de hormônios como o cortisol (também conhecido como hormônio do estresse), insulina e adrenalina.

O desequilíbrio contínuo do cortisol provocado por situações de estresse prolongado e diário pode acabar levando a um acúmulo excessivo de gordura na região da barriga, e/ou sensação de cansaço injustificado a qualquer hora do dia, ansiedade e insônia.

O excesso de insulina, provocado pelo excesso de cortisol, pode diminuir os níveis de açúcar no nosso sangue, provocar irritabilidade, nervosismo, hipoglicemia, fome excessiva.

O aumento da adrenalina, por sua vez, faz o coração bater mais rápido, provoca mãos frias, pés gelados, irritabilidade, ansiedade, portanto mais estresse.

Dores de cabeça e enxaqueca são comumente causadas por tensões físicas e psicológicas.

A massagem é recomendada como tratamento, pois consegue atingir a tensão física (muscular) e consequentemente a tensão psicológica (emocional), a região das costas, ombros, peitoral, pescoço e maxilar. Todas essas regiões são massageadas no tratamento, bem como outros pontos reflexos e relacionados.



1. A enxaqueca possui uma relação com o estresse?

O estresse pode desencadear, diretamente, crises de enxaqueca: muitas pessoas têm crises após vivenciarem situações estressantes, tensões e contrariedades.

2. O estresse pode causar mais problemas fora a enxaqueca?

Além disso, o estresse também pode contribuir com o desequilíbrio neuroquímico que causa a enxaqueca: mesmo quando não desencadeia diretamente uma crise, o estresse desequilibra os níveis de neurotransmissores como a serotonina, e de hormônios como o cortisol (também conhecido como hormônio do estresse), insulina e adrenalina.
O desequilíbrio contínuo do cortisol provocado por situações de estresse prolongado e diário pode acabar levando a um acúmulo excessivo de gordura na região da barriga, e/ou sensação de cansaço injustificado a qualquer hora do dia, ansiedade e insônia. 
O excesso de insulina, provocado pelo excesso de cortisol, pode diminuir os níveis de açúcar no nosso sangue, provocar irritabilidade, nervosismo, hipoglicemia, fome excessiva. O excesso de adrenalina, por sua vez, faz o coração bater mais rápido, provocam mãos frias, pés gelados, irritabilidade, ansiedade.

3. O que acontece quando estamos estressados?

Os músculos se mantêm contraídos por um tempo prolongado e acabam produzindo substâncias químicas tóxicas, como o ácido lático; bem como reduzindo o fluxo de sangue e oxigênio.
A tensão muscular crônica poder acabar sendo mantida por um reflexo entre as fibras musculares e a medula espinhal.  Alguns portadores de cefaléia podem ser sensíveis além do normal à tensão dos músculos como fator precipitante de dores de cabeça; fenômeno este ausente em pessoas sem esta predisposição.

4. O que é comum em pessoas que sofrem de enxaquecas?

Depois de anos de experiência com portadores de enxaqueca, concluiu-se que a maioria, muitas vezes, se preocupa mais com o resto do mundo que com si próprio.
O ato de se cuidar vem de dentro para fora, e em minha opinião, é crucial para qualquer pessoa que realmente deseje melhorar de sua doença. Para melhorar, é preciso, em primeiro lugar, se cuidar. E bem!
Se cuidar envolve relaxar. E muito! Envolve ter tempo – criar tempo! – para relaxar. Mudar, por algumas vezes, as prioridades: primeiro você!

5. Qual é o tratamento recomendado para dores de cabeça?

A prática corriqueira do relaxamento acaba por regular o reflexo do tônus muscular para um nível mais baixo, mantendo-o em varias outras regiões necessitadas do cérebro, Esse fato pode ser muito benéfico em indivíduos sofrendo de enxaqueca.
De outro lado, as ondas cerebrais durante o relaxamento, tornam-se menos desorganizadas e mais sincronizadas, aproximadando-se do estado alfa (nome dado pelos cientistas ao padrão de atividade elétrica cerebral que corresponde ao estado de relaxamento no indivíduo acordado).
Além disso, o relaxamento pode constituir uma excelente distração para que sua atenção não esteja tão voltada para a dor na hora da crise. Relaxar é uma parte importante dentro do processo que leva um indivíduo a se sentir melhor.

6. A Massagem pode ajudar?

Durante uma pesquisa que durou mais de 30 anos a fisiologista sueca Kerstin Uvnäs comprovou que o hormônio ocitocina é liberado no corpo com o toque.
Kerstin Uvnäs escreveu um livro chamado “lugn och beröring” (“Calma e Toque”) e comprovou que, principalmente o toque do outro, libera a ocitocina.
Além disto, comprovou que a ocitocina existe em homens também (por muito tempo foi considerado um hormônio só da mulher porque aparece muito durante o parto e a amamentação). Talvez por causa disto, a maioria das pessoas gosta de receber um abraço ou uma massagem, porque libera ocitocina. Ela melhora o aparelho digestivo, aumenta à calma, diminui o medo, aumenta à resistência a dor, melhora o relacionamento, aumenta a curiosidade e muito mais. A massagem relaxante libera hormônios através do toque, o que deixa o cliente muito bem com a vida, por causa do ocitocina, o nosso hormônio de bem estar.
#SaúdeSustentável #Sustentabilidade #MastriaMassoterapia #Massoterapia #Enxaqueca #Tratamentos
http://www.mastriamassoterapia.com/#!__tratamentos/enxaqueca

Nenhum comentário:

Postar um comentário