quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Ansiedade

Qual o efeito da massagem terapêutica sobre a ansiedade?

Quando massageamos a pele produzimos estimulações nervosas que explicam a maior parte de suas ações. Parte desses estímulos, por uma ação reflexa direta na medula espinhal, causa redução do tônus muscular, o que gera um bem-estar com relaxamento. Esses mesmos estímulos causam um bloqueio na condução nervosa das fibras de dor, num mecanismo conhecido como “portão medular da dor” e com isso há um alívio de sensação dolorosa. Os estímulos que chegam ao cérebro causam uma redução da reação de estresse, que se traduz por uma redução do cortisol (hormônio da supra-renal) e uma elevação da serotonina no cérebro – o que dá sensação de calma e bem-estar. Com isso há redução da ansiedade e melhora da qualidade do sono. 
Estímulo dos terminais nervosos, determina o aumento da produção de serotonina e endorfina no sistema nervoso central. Age como forte analgésico a partir de sua ação no sistema supressor da dor e ainda auxilia no controle emocional através de seus efeitos antidepressivo e anti-ansiolítico, possibilitando a regularização do sono e a diminuição da fadiga.

Pesquisas atuais apontam que a maioria dos problemas no comportamento, humor e percepção de estresse e dor, bem como outras desordens chamadas de mentais/emocionais, são causadas pela desregulação ou falta das substâncias bioquímicas. A massagem regularia esses níveis bioquímicos, melhorando os sinais de ansiedade, atenção e diminuindo os traços depressivos.
 http://www.mastriamassoterapia.com/#!__tratamentos/ansiedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário